Vamos falar de HIV!

HIV é uma doença crônica, até os dias de hoje sem cura, porém com ótimo controle, mantendo qualidade de vida e, principalmente, saúde para quem faz o tratamento corretamente!

O vírus do HIV ataca nossas células de defesa, chamadas CD4, para conseguir se multiplicar e permanecer ativo dentro do organismo. Quando o vírus começa a atacar nosso sistema de defesa após entrar no corpo é o período de incubação.
Esse período pode variar de três a seis semanas quando surgem os primeiros sintomas, que são bem parecidos com outras infecções causadas por vírus, podem incluir febre, mal estar e aumento dos gânglios, em geral todos esses sintomas desaparecem rapidamente, por isso a maioria dos casos nessa fase pode passar despercebido. Além disso, o organismo leva cerca de 30 a 60 dias para produzir os anticorpos anti-HIV, por isso os exames coletados nesse período podem vir negativos.

Calma! Nem toda febre e mal estar é suspeito de HIV, temos de ficar atentos ao risco que temos de exposição ao vírus como o sexo sem preservativo!
Com o passar dos anos o vírus vai se multiplicando e morrendo mas ainda mantemos uma boa quantidade de células de defesa o que impede que outras doenças apareçam, neste momento não tem sintoma nenhum, sendo conhecida como fase assintomática.

Com o passar de muitos anos os CD4 ficam menos eficientes e em menor quantidade depois de tanta destruição pelos vírus, deixando o corpo mais suscetível a ter outras infecções. Nesse momento é a fase sintomática e podem aparecer os sintomas como febre persistente, diarreia, suor noturno, emagrecimento, tosse, falta de ar, alterações de comportamento, perda de força de apenas um lado do corpo. Sintomas que podem ser de tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e até câncer.

Por isso, previna-se! O uso de preservativo é extremamente importante para a prevenção! Sempre que transar sem camisinha ou passar por situações de risco, procure atendimento imediatamente, solicite informações sobre a Profilaxia Pós Exposição (PEP) e faça o teste!

Dra Fernanda Arns
CRM 25548
Infectologista em Blumenau
@drafernandaarns.infecto